Quais são os tipos de tratamento para o câncer?
O tratamento do câncer normalmente é realizado através da combinação de mais de uma modalidade de tratamento, sendo elas: cirurgia, tratamentos oncológicos com quimioterapia, imunoterapia, endocrinoterapia e/ou droga alvo; radioterapia, radiocirurgia e tratamentos minimamente invasivos realizados por radiologia intervencionista como radioablação, quimioembolização, dentre outros.
Importante ainda ressaltar a importância do seguimento conjunto com equipe multidisciplinar de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição e psicologia, pois, além do tratamento do câncer, devemos sempre realizar o cuidado integral do paciente.
O que causa o câncer?
Não existe uma única causa do câncer, mas sim diferentes fatores externos e internos. O ambiente em que se vive, o local onde se trabalha e o estilo de vida adotado são determinantes para muitos casos da doença. Soma-se a isso, os fatores hereditários.
Por que o envelhecimento representa um fator de risco para o câncer?
O envelhecimento natural traz muitas mudanças nas células, tornando o organismo mais suscetível a desenvolver a doença. Além disso, o tempo de exposição para os fatores de risco para câncer é maior em pessoas mais idosas, o que pode justificar sua maior frequência na terceira idade.
Quais são os fatores de risco para o câncer?
Os fatores de risco, algumas vezes, são os mesmos para outras doenças, podendo ser citados: tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição aos raios solares, poluição, sedentarismo, hábitos alimentares, dentre outros. É importante lembrar que nem sempre estes fatores são a causa do câncer, mas sim um fator adicional que corrobora para o aparecimento do mesmo.
Quais são os riscos que o hábito de fumar pode causar?
A fumaça do cigarro contém mais de sete mil substâncias químicas e muitas delas causam câncer. Além disso, a exposição à fumaça pode causar doenças pulmonares, câncer, infarto, entre outras. Tanto a exposição ativa (pessoa que fuma), quando a exposição passiva (pessoa que não fuma mas que convive no mesmo ambiente que um fumante) são fatores de risco para o desenvolvimento de uma série de canceres.
Todo tumor é câncer?
Não, o termo tumor se refere ao aumento de volume em determinada parte do corpo. Apenas quando ele adquire a capacidade de se multiplicar desordenadamente e de espalhar para outros órgãos (originar metástase) é chamado de câncer.
É possível prevenir o câncer?
É possível diminuir a chance de desenvolver determinados tipos de câncer através da mudança de alguns hábitos, como por exemplo cessação do tabagismo, cessação do etilismo, alimentação saudável, prática de atividade física, uso de proteção solar. Outra forma de prevenir o câncer é através da vacinação. Hoje é recomendado vacinação para Hepatite B e contra HPV (Papilomavirus humano).
Existe cura para o câncer?
Alguns casos, quando diagnosticados em estágio inicial, possuem tratamentos que visam a cura do paciente. Importante sempre ressaltar a necessidade de acompanhamento de longo prazo da doença.
O que são o câncer in situ e o invasivo?
O câncer in situ representa o estágio inicial da doença, sendo considerado uma lesão pré cancerígena, pois ainda não adquiriu a capacidade de se espalhar para outras partes do corpo. Já o câncer invasivo é o câncer propriamente dito, com sua capacidade de crescimento desordenado e de se espalhar para outros órgãos.